Guia para o certificado de assinatura Digital

Documento digital

Um certificado de assinatura digital garante que a documentação sensível seja segura e compartilhada apenas com usuários autorizados. Aqui está o que você precisa saber sobre isso e como usá-lo em seu negócio.

Poucas coisas são mais caras para uma empresa do que uma violação de dados, e alguns incidentes recentes levam esse ponto para casa. Um credor canadense teve que gastar US $ 53 milhões depois de expor as informações pessoais de 2,9 milhões de membros, e um fabricante Norueguês pode ter que pagar até US $75 milhões após um ataque cibernético.

Proteger seus dados é vital, e é por isso que você não pode confiar em métodos desatualizados de armazenamento e compartilhamento de documentos como bloqueá-los em um gabinete de arquivos ou enviá-los por e-mail.

Os certificados de assinatura digital ajudam muitas empresas a manter sua documentação e dados seguros, garantindo que informações confidenciais não sejam adulteradas ou visualizadas por pessoas não autorizadas.

Esses certificados são muito mais do que a assinatura eletrônica de documentos eles garantem a integridade das informações em si, o que é vital quando você está lidando com informações confidenciais da empresa ou pessoais.

Entender como proteger seus documentos com assinaturas é um elemento essencial no bom gerenciamento de documentos de negócios. Aqui está o que você precisa saber sobre esses certificados e um guia prático para usá-los para proteger seus documentos.

Certificados digitais são credenciais que verificam que uma pessoa que está enviando uma mensagem ou documento é realmente quem eles dizem que são – e não algum impostor. Um certificado digital conecta a identidade de um indivíduo a uma chave de criptografia pública e privada, e essas chaves verificam a identidade do proprietário do certificado.

A pessoa que recebe a mensagem ou documento recebe uma maneira de enviar uma resposta criptografada de volta ao remetente. Os certificados digitais são partes-chave das assinaturas digitais, que protegem documentos e informações importantes.

Se não fosse por um certificado digital, alguém poderia fingir ser outra pessoa, o que pode violar a integridade do documento ou mensagem em questão.

Um certificado digital é apenas uma parte de uma assinatura digital. Uma assinatura digital é o resultado final de vários processos, incluindo o certificado, trabalhando juntos para “selar” um documento e garantir ao destinatário que todas as informações são seguras e não foram comprometidas por um usuário não autorizado.

Para fazer isso, uma assinatura digital cria uma “impressão digital” eletrônica usando um processo de criptografia complexo.

Os certificados digitais têm uma variedade de benefícios em relação a uma “assinatura úmida” padrão. “Principalmente, esses benefícios têm a ver com segurança, mas também ajudarão você a administrar melhor seus negócios.

Os certificados digitais garantem a todos os envolvidos no processo que o remetente é quem eles dizem ser. Isso garante que um ator ruim não possa fraudar os outros fingindo ser outra pessoa.

É fundamental evitar que seus dados sejam acessados por usuários não autorizados. Se seus dados forem comprometidos, você pode ter sua identidade roubada ou perder informações comerciais confidenciais para criminosos. Os certificados impedem que os olhos não autorizados visualizem seus dados.

Os certificados digitais são uma maneira fácil de proteger suas informações sem muito compromisso de tempo de sua parte. Programas de software de assinatura eletrônica podem criá-los para você. Como resultado, você não precisa tomar medidas abrangentes para proteger suas informações, como se encontrar pessoalmente para trocar documentos.

Graças a esses processos de criptografia digital, você poderá ver exatamente quem assinou documentos, como eles foram alterados, quem tem acesso a eles e todas as outras informações importantes sobre os dados. Você terá controle total sobre sua documentação, o que é uma obrigação na era digital de hoje.

Criar um certificado digital não é algo que você possa fazer por conta própria, a menos que seja um programador ou desenvolvedor de software com muita experiência em criptografia e assinatura de documentos on-line. No entanto, as plataformas de software farão esse trabalho para você. Aqui estão três maneiras fáceis de usar o software para criar certificados digitais.

Mudar o gerenciamento de documentos para a esfera digital tem muitos benefícios além de proteger seus documentos, você poderá organizá-los melhor e sua equipe encontrará e acessará mais facilmente os documentos de que precisa, quando precisar.

Se você não tem um sistema de arquivamento eletrônico e está usando documentos físicos, você deve atualizar o mais rápido possível.

Com um sistema de arquivamento digital em vigor, você poderá assinar um documento on-line em segundos, enviá-lo para o seu servidor, torná-lo acessível a todos os que precisam vê-lo e criar uma trilha de auditoria que mostrará todos os detalhes pertinentes sobre esse documento como quem editou, quem o carregou, quando foi alterado, como foi alterado e muito mais.

Fonte: https://dnibrasil.com/