Como começar uma cafeteria de sucesso

Cafeteria

Abrir uma cafeteria pode ser extremamente lucrativo se você fizer isso direito. Passe por qualquer cafeteria especializada movimentada e provavelmente estará cheia de clientes desfrutando de café, café expresso, lattes, chás e uma variedade de doces e outras guloseimas. O Wi-Fi e outros recursos favoráveis ao trabalho também se tornaram comuns, já que as cafeterias costumam servir como Centros de reuniões.

Servir cafés e lanches de qualidade em um ambiente moderno e relaxante pode ser um empreendimento de enorme sucesso – um modelo de negócios pioneiro da Starbucks, que em 2021 cresceu para quase 33.000 cafeterias em todo o mundo.

Se você gosta de café e está procurando uma oportunidade de Negócio, este é o seu guia para começar um café e torná-lo um sucesso.

Existem três opções básicas para iniciar uma cafeteria:

Compre uma franquia. Para entrar com um modelo de negócios embutido, você pode considerar uma franquia, onde a maioria das principais decisões de negócios serão tomadas para você. Por uma taxa, você receberá um negócio chave na mão em um local selecionado pelo Provedor da franquia.

Compre um negócio existente. Investir em uma loja que está à venda ou precisa de uma reformulação é outra maneira de adquirir uma operação chave na mão. No entanto, encontrar um negócio lucrativo para venda não é uma tarefa fácil.

Comece do zero. Começar seu próprio negócio do zero exige mais esforço, mas também oferece mais flexibilidade e o melhor potencial para maximizar os lucros.

Qualquer que seja a opção escolhida, os mesmos fundamentos para o sucesso se aplicam. Seu plano de negócios para iniciar uma cafeteria deve incorporar os seguintes fatores-chave.

Antes de abrir uma cafeteria, entenda por que eles são tão populares. Em primeiro lugar, as cafeterias são ótimos lugares para socializar e se encontrar com amigos, ou passar o tempo lendo ou navegando na web enquanto desfruta de uma bebida e lanche. As cafeterias também são um local popular para reuniões de negócios informais ou para estudantes que desejam acompanhar o trabalho escolar. Entre em qualquer cafeteria popular e é provável que você veja um corretor de imóveis revisando listagens com um cliente ou um grupo de alunos colaborando em um projeto escolar.

Ao selecionar um local, torne-o próximo e conveniente para os tipos de clientes que sua cafeteria atrairá.

Observe que os locais mais centrais não são necessariamente os melhores para o seu resultado final. Shoppings e outros locais de alto tráfego normalmente têm os aluguéis mais altos e a maior concorrência. As vitrines são excelentes locais para cafeterias – elas têm a maior visibilidade, os aluguéis geralmente são mais baixos do que nos shoppings e você pode definir seu próprio horário comercial em vez de ditá-los para você.

A menos que você localize em um shopping ou outro local com muito tráfego de pedestres, você precisará pensar cuidadosamente sobre acessibilidade e estacionamento. Se um cliente tem que fazer uma difícil desligar uma rua movimentada para chegar ao seu estabelecimento ou eles têm problemas para encontrar Estacionamento disponível, eles são susceptíveis de levar o seu negócio em outro lugar. Idealmente, você quer um local conveniente e altamente visível em uma rua movimentada, com atividade para pedestres e muito Estacionamento para que os clientes possam facilmente entrar no caminho de ou para o trabalho ou para a escola.

Ao abrir uma cafeteria, considere que os bebedores de café e chá gourmet querem mais do que uma caneca de joe comum ou uma xícara de chá em uma xícara de espuma. De acordo com um estudo da National Coffee Association of America, as bebidas de café da variedade specialty ultrapassaram o café por gotejamento padrão em popularidade em 2010 e estão em um aumento constante desde então.

De fato, nos últimos anos, o café “especializado” cresceu em escopo a partir das variações tradicionais de café expresso e bebidas misturadas a frio para incluir novas tendências como infusões de CBD, bebida fria, nitro, pronto para beber (RTD) e com todos os tipos de adições não lácteas. A sustentabilidade também é valorizada pelos consumidores mais do que nunca, o que na indústria do café significa grãos de comércio justo e embalagens e práticas ecológicas.

O excelente atendimento ao cliente é crucial para qualquer negócio de sucesso, especialmente na indústria de serviços de alimentação. As cafeterias mais bem-sucedidas utilizam o serviço de balcão. Fazer com que os clientes encomendem e paguem antecipadamente e ligá-los quando suas bebidas e lanches estiverem prontos minimiza seus custos de mão-de-obra e permite que você lide melhor com períodos movimentados.

O serviço de mesa é geralmente mais lento, mais trabalhoso e mais adequado para restaurantes onde os clientes pedem refeições completas e passam mais tempo no estabelecimento, mas não está fora de questão. Oferecer serviço de mesa dá mais oportunidade de upsell e pode se adequar ao seu modelo de negócios.

Ao abrir uma cafeteria, ter o ambiente certo é a chave para atrair clientes. Pesquisas mostraram que a maioria dos consumidores cita conforto, familiaridade e atmosfera geral como as principais atrações para um café. Além de seu modelo de serviço, o ambiente relaxante, moderno e aconchegante da Starbucks é um dos principais contribuintes para seu sucesso. Seu agora infame princípio de “terceiro lugar” estabeleceu a noção de que a cafeteria ocupando um lugar especial além da casa ou do ambiente de escritório é primordial, enquanto as bebidas são quase incidentais.

O ambiente ideal é limpo e brilhante, com muita luz natural e espaço confortável para sentar. Use uma mistura de tipos do assento e da tabela assim que você pode acomodar clientes únicos assim como grupos de vários tamanhos da simpatia do café coado na calcinha. Ter um espaço de pátio ao ar livre é uma grande atração nas estações mais quentes e aumenta muito a visibilidade do seu negócio.

A menos que você tenha alguma experiência de design, considere contratar um decorador de interiores profissional para lidar com layout, móveis, pisos, etc. Você quer um ambiente distinto e personalizado que atraia os clientes.

Outra chave para o sucesso ao planejar como começar uma cafeteria é perceber que, mesmo que o café e o chá tenham uma marcação alta, uma cafeteria não pode sobreviver apenas nas vendas de café. Os estabelecimentos de food service e varejo de maior sucesso sabem diversificar suas ofertas.

Ter uma variedade de lanches de qualidade em exibição no balcão tentará seus clientes a fazer uma compra adicional. A maioria dos itens de padaria combina bem com café, mas para definir ainda mais sua marca e aumentar as vendas, você pode querer pensar além dos muffins e doces típicos. Existe uma padaria ou lanchonete local com a qual você pode fazer parceria? Muitos clientes estão ansiosos para apoiar pequenas empresas, e os produtos de panificação geralmente podem ser adquiridos no atacado de padarias locais. A imagem da sua cafeteria se presta a um deleite característico?

Para eficiência, os alimentos devem ser pré-fabricados ou comprados de fornecedores. Preparar alimentos feitos sob encomenda é demorado e reduz o volume geral de vendas, particularmente em períodos movimentados.

Fonte: https://loucodocafe.com.br/